ANA LÚCIA FRUTUOSO nasceu em Vila Real em 1985. Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto (ESS-IPP), reside em Rio Tinto. Iniciou a carreira profissional em 2007 e, ao longo de 10 anos, acumulou um vasto conhecimento e experiência no acompanhamento de pessoas com deficiência mental e patologias do foro psiquiátrico, num centro comunitário, sendo também orientadora de estágios de alunos da ESS-Porto, ISAVE, CESPU e ESS-Leiria.
Em 2011 criou a marca profissional, ZenSenses – Terapia Pelos Sentidos, que transformou em empresa em 2017. Desenvolve diversos serviços e produtos na área da Terapia Snoezelen, uma metodologia de intervenção terapêutica única e inovadora atualmente em expansão em todo o mundo. Lançou novos modelos de formação técnica em Portugal continental e insular, bem como em Cabo Verde, sessões, eventos sensoriais e consultoria no apoio à criação de ambientes sensoriais, chegando à Tailândia e ao Brasil.
O trabalho na área social e a vontade de fazer chegar a outros países o seu conhecimento e competências, levou-a, em 2013, a criar um projeto de voluntariado em Cabo Verde com crianças carenciadas, com deficiência ou em risco. Mais tarde alargou a intervenção a outras faixas etárias e, em 2016, criou a Associação SER+ DAR+ Terapeutas Sem Fronteiras, sem fins lucrativos, na qual é Presidente da Direção, sendo responsável pela coordenação de vários grupos de missão e recebendo em 2019 um prémio na categoria Instituição e Solidariedade, na Gala de Mérito das Mulheres Empreendedoras Europa-África. O foco principal é a intervenção e capacitação de profissionais e comunidades locais na área da saúde, terapias e educação, já em 6 ilhas do arquipélago. Participou na obra Antologia “Mulheres e seus destinos”, de Lena Marçal e Yara dos Santos, volume 1, 2019, Cabo Verde