Atividades Terapêuticas

ATIVIDADES TERAPÊUTICAS

Selecionámos um conjunto de atividades terapêuticas, que deverão ir ao encontro das necessidades de cada cliente.
Estas atividades proporcionam um contexto apropriado para a partilha e expressão de sentimentos, bem como uma oportunidade para que os indivíduos aprendam mais sobre si próprios e sobre a relação com os outros.

  • Terapia pela Arte: inclui atividades utilizando as mais variadas formas artísticas, como a Poesia, Teatro, Desenho e Pintura, Dança, Música, Movimento e Expressão Corporal.
  • Estimulação Cognitiva: potencia a atenção, memória, raciocínio, compreensão e capacidade de resolução de problemas.
  • Dinâmicas de Grupo: promove a confiança, autoestima, auto e hetero-conhecimento, autoexpressão, cooperação e sentimento de pertença.
  • Movimento e Relaxamento: trabalha a amplitude articular, força, coordenação e postura, através da realização e ensinamento de técnicas de relaxamento.
  • Treino de Competências Sociais: incentiva a capacidade de ser assertivo, iniciar e manter uma conversa, cumprir normas sociais e, saber expressar-se.
  • Debates e tertúlias: orientação para a realidade e temas atuais, saber argumentar e esperar pela sua vez de falar.
Agendar

Agendar

O QUE SÃO AS ATIVIDADES TERAPÊUTICAS?

Tanto no âmbito pessoal quanto profissional, conquistar uma vida tranquila e equilibrada requer a capacidade de integração das três dimensões do ser humano: corpo, mente e espírito. A falta de tempo do dia-a-dia faz com que essa combinação seja cada vez mais difícil de ser alcançada. Porém, é essa integração que garante o alcance da totalidade da pessoa, gerando bem-estar, força interior, clareza mental, estabilidade emocional e, logo, uma maior competência para lidar com todas as situações da vida. (Berenice Kuenerz)
Pensando na importância da união desses três elementos, a Terapia Ocupacional promove atividades com vários temas e objetivos, conciliando diferentes práticas capazes de desenvolver a totalidade da pessoa. Quando combinadas são capazes de proporcionar um nível de conexão interior, profundamente reparador e curativo.

OBJETIVOS E BENEFÍCIOS

As atividades são planeadas com o propósito de os participantes adquirem ferramentas úteis que possam ser utilizadas na sua rotina, em prol do seu equilíbrio mental e emocional.

Não restam dúvidas de que nascemos e nos desenvolvemos num mundo em que os atos, gestos e movimentos estão sempre presentes no nosso comportamento. Saber interagir com o ambiente implica, antes de mais, saber relacionar-se consigo mesmo.

A Terapia Ocupacional valoriza a pessoa como um ser holístico: corpo, mente e espírito.

Objetivos gerais:

  • Promover o bem-estar físico e psicológico;
  • Potenciar a integração sócio ocupacional.

Objetivos terapêuticos específicos:

  • Melhorar o desempenho a nível das competências motoras, cognitivas e de interação;
  • Promover a capacidade de iniciativa;
  • Aumentar a autoestima e as competências de coping;
  • Desenvolver hábitos saudáveis;
  • Reduzir o sedentarismo.

Testemunhos

O que fazemos

Abordagem Snoezelen

Realização de sessões de Abordagem Snoezelen ao domicílio, ou em instituições, escolas, empresas, em combinação com as técnicas específicas da Terapia Ocupacional, em qualquer local do país!

Atividades Terapêuticas

Proporcionam um contexto apropriado para a partilha e expressão de sentimentos, e uma oportunidade para que os indivíduos aprendam mais sobre si próprios e sobre a relação com os outros.

Formação

A ZenSenses aposta na formação de estudantes e profissionais como forma de enriquecer a sua estrutura curricular e os dotar de ferramentas que os ajudem a superar os desafios diários da profissão.

Consultoria

A ZenSenses – Terapia pelos Sentidos disponibiliza, em parceria com a Megaserafim Acessibilidades, um serviço de consultoria desenvolvido pela Terapeuta Ocupacional Ana Lúcia Frutuoso.