Levámos a Terapia Snoezelen às crianças de Cabo Verde

Levámos a Terapia Snoezelen às crianças de Cabo Verde

Entre 30 de Junho e 13 de Julho Ana Lúcia Frutuoso, fundadora da ZenSenses, esteve em Cabo Verde para mais uma missão que teve como um dos objetivos estimular sensorialmente as crianças. No papel de presidente da associação de voluntariado «Ser+ Dar+ Terapeutas Sem Fronteiras», Ana Lúcia Frutuoso fez questão de partilhar esta experiência, considerando-a “única e muito gratificante”. “Esta é uma atividade que já desenvolvemos há quatro anos e a verdade é que me sinto como se fosse a primeira vez. O entusiasmo e o sentimento de coração a transbordar não diminuem, pelo contrário”, afirma a responsável.

De entre o programa de atividades, como não poderia deixar de ser, destaque para sessões de Terapia Snoezelen ministradas pela fundadora da ZenSenses. “É muito gratificante poder proporcionar esta experiência e sensações diferentes a crianças que habitualmente não têm acesso a terapias de relaxamento. Desde luzes, cores, aromas, texturas e sons… tudo foi novidade e eles adoraram explorar tudo”, refere Ana Lúcia Frutuoso.

Para as crianças com necessidades educativas especiais (NEE), este tipo de estímulos tornam-se ainda mais importantes pois desenvolvem as funções cognitivas e promovem o relaxamento. Já as crianças sem qualquer patologia, acabam por beneficiar da terapia numa perspetiva de desenvolvimento da sua perceção sensorial dada a reduzida estimulação que obtém no seu contexto diário.

O objetivo da associação «Ser+ Dar+ Terapeutas Sem Fronteiras» passa por dar continuidade a esta atividade ao longo de todo o ano, pois acreditam que só dessa forma poderão obter resultados a longo prazo.
E porque “o céu é o limite” quem sabe se não será mesmo possível?!

Partilhar no facebook
No Comments

Post A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.