ZenSenses introduz Terapia Snoezelen nas AEC’s

ZenSenses introduz Terapia Snoezelen nas AEC’s

Mais um passo importante para a ZenSenses e a Terapia pelos Sentidos!

Iniciámos, a 4 de Outubro, a Terapia Snoezelen como atividade extracurricular (AEC). O local eleito foi o Centro Social de Soutelo (Rio Tinto, Gondomar) e as crianças adoraram! Exploraram, experimentaram, brincaram e, por fim, relaxaram. Foi muito gratificante ver a sua reação.

Este é um novo marco para a Terapia Snoezelen em Portugal e para a ZenSenses, que pretende divulgar a importância da terapia para a comunidade em geral, e não só para as pessoas com determinadas patologias.

No caso das crianças em idade pré-escolar, são comprovados os efeitos ao nível do desenvolvimento da perceção sensorial, funções cognitivas e comportamentais, contribuindo também para a diminuição da agitação e promoção do relaxamento.

Nas diversas atividades desenvolvidas, as crianças exploram todos os sentidos, incentivando também a sua iniciativa e autonomia.

Quando uma criança toca, ouve, saboreia, vê, cheira ou se movimenta, discrimina essa sensação dando-lhe um significado, atribuindo-lhe uma experiência afetiva e armazenando no cérebro a informação, para que mais tarde as possa utilizar, formando aprendizagens cada vez mais complexas.

A Terapia Snoezelen proporciona às crianças um ambiente calmo, relaxado, onde ela pode desenvolver todos os sentidos.

Dado o sucesso, já recebemos mais solicitações de diversas creches do Grande Porto.
A próxima fase consiste em criar alguns eventos em que os próprios pais e profissionais da área da educação possam usufruir e experimentar este mundo das sensações, potenciando, também, a sua relação e laços com as crianças.​

Partilhar no facebook
No Comments

Post A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.