Nuka – Foca robot terapêutico

Nuka – Foca robot terapêutico

Vocês já conhecem a Nuka?  (A Nuka conhece-vos?) 😍

A Nuka é uma foca robot que possui mecanismos de inteligência artificial avançada. Foi criada no Japão e está distribuída por grande parte do mundo, uma vez que os seus benefícios terapêuticos já foram comprovados. Enquanto em outras partes do mundo se usa a Nuka em hospitais, residências e locais de prestação de cuidados a idosos, no Japão há muitas pessoas que possuem a Nuka como mascote.

A Nuka pode estar presente em qualquer sítio, não sendo necessário preocupar-se com as restrições que possam surgir em relação a presença de animais.

A foca robot tem sensores táteis que permitem reconhecer que está sendo tocada e em que local. Os bigodes têm sensores e a Nuka deixa claro que não gosta que lhe toquem ali. No nariz tem 2 sensores luminosos que lhe dá uma visão simples e reconhece a iluminação ao redor. Também possui sensores de temperatura que permitem manter o calor corporal em 20 graus. Ao todo são 5 tipos de sensores: toque, luz, audição, temperatura e postura, com os quais pode perceber as pessoas e o ambiente. Pode aprender a comportar-se da maneira que o utilizador preferir e a responder ao seu novo nome. Também imita a voz de uma verdadeira foca bebé.

Os benefícios da Nuka são inúmeros, desde psicológicos, fisiológicos, sociais e outros. Já foi comprovada que a interação com a Nuka aumenta o fluxo sanguíneo cerebral contribuindo nos casos de depressão. Além disso, a presença da Nuka é capaz de reduzir o stress, estimular a interação social entre utentes e cuidadores/família e permitir a criação de um ambiente com mais socialização para pessoas doentes.

Em Portugal a Nuka já está presente na Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra e os seus utentes já estão rendidos a ela. E como não ficar? ❤️

Recentemente foi criada uma sala Snoezelen nesta instituição e é muito gratificante poder ver o sucesso deste espaço e a interação dos utentes com os materiais e equipamentos que têm ao seu dispor!

Uma vez que o seu valor comercial é significativo, a ZenSenses disponibiliza gratuitamente um serviço de consultoria em candidaturas a financiamento para IPSS.

Saiba mais sobre a NUKA na nossa loja online ou envie-nos um email: info@zensenses.org

     

Partilhar no facebook
No Comments

Post A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.