Musicoterapia – Gaia

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Musicoterapia – Gaia

Dezembro 1, 2019 @ 10:00 - 18:00

€55 (+IVA) + Faça a sua inscrição

O QUE É A MUSICOTERAPIA?

“A música é a arte mais direta. Ela entra no ouvido, vai para o coração e manifesta-se na alma”  –  Crys Rangel

O ser humano é um ser musical. A música é uma necessidade humana e manifesta-se em nós de diferentes formas tornando-nos pessoas mais felizes! Com este workshop pretende-se mostrar através de vivências musicais que, seja a nível pessoal ou profissional, a música está ao alcance de todos. Independentemente de possuirmos conhecimentos musicais ou “jeito para a música” todos nós podemos fazer música e experimentá-la positivamente. E de uma forma simples e criativa através de diferentes experiências musicais podemos alcançar bem-estar ou levar aos outros esse mesmo bem-estar.

OBJETIVOS 

A participação neste workshop permite aos formandos realizar e experienciar diversas dinâmicas musicais, adequadas a qualquer idade, bem como em casos de demência e diferentes patologias. Os objetivos são tornar a música acessível a todos, bem como fornecer ideias e exemplos de dinâmicas facilmente aplicáveis em contexto individual ou grupal.

METODOLOGIA

Tendo em conta uma metodologia expositiva, demonstrativa e ativa, pretende-se que os formandos sejam capazes de: Adquirir conhecimentos teóricos sobre musicoterapia; Adquirir competências que lhes permitam usar a música como ferramenta de trabalho; Experimentar dinâmicas musicais e musicoterapêuticas; Usar a música de forma dinâmica e criativa; Perceber a Música na sua vertente terapêutica e distingui-la da sua utilização noutras vertentes.
Este workshop tem uma forte componente prática e experiencial.

DESTINATÁRIOS 

Profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e intervenção social, tais como: terapeutas ocupacionais, psicólogos, professores de educação especial, terapeutas da fala, animadores socioculturais, educadores de infância, professores de educação musical, entre outros.

SÍNTESE PROGRAMÁTICA 

  • O papel da música no ser humano;
  • Introdução à Musicoterapia: conceito, definição e princípios;
  • Dinâmicas musicais: áreas envolvidas, benefícios conseguidos;
  • Os instrumentos: musicais e outros, suas funções;
  • Canções: a importância do canto, canções de boas vindas e despedida;
  • Exemplos práticos e realização de dinâmicas:
    • para grávidas e bebés
    • para crianças
    • para idosos
    • nas NEE

Nota: os formandos deverão trazer roupa e calçado práticos! Nós aprendemos passando pela experiência!

FORMADORA 
Salomé Ferreira
Musicoterapeuta pela IESFAC em 2016 no Brasil, é diretora do Heart Beat Musicoterapia e professora na Especialização em Musicoterapia pela IESCFAC no Brasil.
Realizou a sua licenciatura em Animação Sociocultural no IPG, na Guarda em 2010. Trabalha desde 2010 com pessoas com necessidades educativas especiais e atualmente a sua prática clínica em musicoterapia centra-se no atendimento a crianças e jovens com necessidades educativas especiais, idosos (com ou sem perturbações neurodegenerativas) e grávidas. Atualmente é aluna do Master em Musicoterapia pelo Instituto Música, Arte y Proceso em Vitória Gasteiz, Espanha.
Tem especialização em Educação Especial e Inclusiva pela UNISOCIESC, Brasil e formação DIR 101 Floortime pelo ICDL. Especializou-se em Musicoterapia Focal e Obstétrica e participa de várias conferências, congressos e formações na área da Musicoterapia e formação continuada.

CERTIFICADO

Os formandos terão acesso a um certificado de frequência da formação, emitido pela ZenSenses, desde que frequentem o total da carga horária.

Detalhes

Data:
Dezembro 1, 2019
Hora:
10:00 - 18:00
Custo:
€55 (+IVA)
Categoria de Evento:

Organizador

ZenSenses
Telefone:
+351916944381
Email:
formacao@zensenses.org
Site:
View Organizador Website

Local

Care & Pharma
Rua Dr. Ilídio Sardoeira, nº 27 (Junto às Piscinas Municipais)
Vila Nova de Gaia, 4400-107
+ Mapa do Google