Jardins Sensoriais – ONLINE

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Jardins Sensoriais – ONLINE

Outubro 10 @ 10:00 - 17:00

€45 (+IVA) + Faça a sua inscrição

ENQUADRAMENTO

O que é um Jardim Sensorial?

Os jardins sensoriais têm grande influência da cultura oriental. Para cumprirem o seu propósito, é muito importante ter em atenção alguns detalhes.

Inicialmente, na década de 90, este tipo de ambiente multissensorial foi criado para trabalhar com pessoas com deficiência visual, proporcionando a estimulação dos outros órgãos dos sentidos não afectados e um ambiente mais tranquilo com o suporte psicológico necessário para lidar com as suas limitações.

Atualmente o objetivo principal é a promoção da saúde, seja o envelhecimento saudável e ativo, ou a manutenção de capacidades e a reabilitação motora, cognitiva e sensorial de pessoas com algum défice nestas competências, a autonomia e iniciativa, a autoestima, ou apenas o contacto com a natureza e a integração dos sentidos, hoje em dia pouco estimulados, devido à rotina stressante do quotidiano.

No dia-a-dia tem-se a impressão de perceber tudo através dos olhos, como se os outros sentidos estivessem adormecidos. A função do jardim sensorial é de retomar esses sentidos, avivando a percepção adormecida.

OBJETIVOS

Aprender conhecimentos básicos da Estimulação Multissensorial em Jardim Sensorial;
Conhecer os materiais / equipamentos para Jardim Sensorial;
Saber orientar / acompanhar uma sessão em ambiente multissensorial – Jardim Sensorial a fim de atingir os objetivos predefinidos para a sessão

DESTINATÁRIOS

Profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e intervenção social, tais como: terapeutas ocupacionais, psicólogos, professores de educação especial, terapeutas da fala, reabilitação psicomotora, entre outros. Monitores, auxiliares, familiares e cuidadores de pessoas que beneficiem deste ambiente.

METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS

Método expositivo, demonstrativo e ativo, sendo que iremos mostrar alguns materiais e vídeos na parte prática.
Oferecemos no final a documentação com músicas utilizadas nas nossas sessões, artigos científicos, fichas de trabalho, exemplos de atividades e sessões de intervenção preparadas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I – 10H – 12H30
10.00 Apresentação dos conceitos de Estimulação Multissensorial e Jardim Sensorial.
11.00 Reações e sensações no Jardim Sensorial. Exercício prático.
12.00 Candidaturas e projetos de financiamento.
12.30 Fim do Módulo I

Módulo II – 14H30 – 17H
14.30 Os materiais e equipamentos do Jardim Sensorial.
15.30. O toque e as massagens.
16.00 Uma sessão de Estimulação Multissensorial no Jardim Sensorial. Registar e planear uma sessão – exercício prático / estudo de caso.
17.00 Fim do Módulo II

FORMADORA

Ana Lúcia Frutuoso
Formada em Terapia Ocupacional desde 2007, tem conhecimento e experiência com Snoezelen sobretudo no acompanhamento de pessoas com doença mental, idosos e deficiência mental, exercendo funções como Terapeuta Ocupacional num centro comunitário em Santa Maria da Feira durante 10 anos. Reside em Rio Tinto, Porto.
Criou a ZenSenses Terapia pelos Sentidos em 2011 e dá formação na área do Snoezelen e outras desde então.
Presidente da associação de voluntariado SER+ DAR+ Terapeutas Sem Fronteiras, com intervenção em Cabo Verde e Portugal.

CERTIFICADO

Os formandos terão acesso a um certificado de frequência da formação, emitido pela ZenSenses, desde que frequentem o total da carga horária.

Detalhes

Data:
Outubro 10
Hora:
10:00 - 17:00
Custo:
€45 (+IVA)
Categoria de Evento:

Organizador

ZenSenses
Telefone:
+351916944381
Email:
formacao@zensenses.org
Site:
www.zensenses.org

Local

ONLINE
Portugal + Mapa do Google