Integração Sensorial – Utilização de estratégias sensoriais em diversos contextos

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Integração Sensorial – Utilização de estratégias sensoriais em diversos contextos

Setembro 4 @ 10:00 - 18:00

€55 (+IVA) + Faça a sua inscrição

ENQUADRAMENTO

A Integração Sensorial é um processo neurológico que organiza as informações do meio ambiente e do próprio corpo, permitindo que a criança seja capaz de integrá-las para gerar respostas adequadas. (Lira, 2014)

Além disso a integração sensorial permite-nos compreender o desenvolvimento da criança colocando o foco no processamento sensorial, sobretudo nas sensações que dão informação sobre o próprio corpo: vestibular, tátil e propriocetivo. Do ponto de vista da integração sensorial, estes sentidos são particularmente importantes porque são os primeiros a desenvolver-se e dominam a interação da criança com o mundo em fases precoces do desenvolvimento. Os restantes sentidos que dão informação acerca do mundo – visão, olfato e o sabor – vão se tornando gradualmente mais dominantes à medida que a criança vai crescendo. (Serrano, 2016)

OBJETIVOS

Aprender conhecimentos básicos de integração sensorial;
Saber adequar as modificações ambientais em contexto de jardim-de-infância, em contexto escolar e outros;
Saber construir um cantinho sensorial.

DESTINATÁRIOS

Profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e intervenção social, tais como: terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, educadores de infância, professores do ensino regular e professores de educação especial, terapeutas da fala, reabilitação psicomotora, entre outros.

METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS

Método expositivo, demonstrativo e ativo, sendo que iremos ter uma sala com equipamento de Integração Sensorial. Oferecemos no final a documentação utilizada nas nossas sessões, artigos, etc.
Atenção: os formandos deverão vir de roupa prática! Nós aprendemos passando pela experiência!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

10.00 Os sistemas sensoriais.
11.00 A Integração Sensorial.
12.00 Áreas do desenvolvimento que podem estar afetadas pelas perturbações de integração sensorial.
13.00 Almoço.

14.00 Os vários materiais na sala de integração sensorial.
15.00 Modificações ambientais – Intervenção Indireta.
16.00 Criação de um cantinho sensorial.
17.00 Intervenção direta de integração sensorial.
18.00 Fim

FORMADORA

Margarida Isabel Araújo Oliveira

Formada em Terapia Ocupacional desde 2008, pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, com experiência em acompanhamento de crianças com diversas patologias, em contexto clinico, hospitalar e educativo. Exerceu funções como terapeuta ocupacional no hospital de Tábua durante cinco anos, atualmente exerce funções em contexto clínico privado com sala de integração sensorial; e na Clinica de Neurologia de Fisiatria da Póvoa de Varzim acerca de 10 anos. Atualmente a terminar o mestrado com especialização em Integração Sensorial na Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Iniciou o projeto “criar um cantinho sensorial nas salas de jardim de infância” de uma instituição na Póvoa de Varzim.

CERTIFICADO

Os formandos terão acesso a um certificado de frequência da formação, emitido pela ZenSenses, desde que frequentem o total da carga horária.

Detalhes

Data:
Setembro 4
Hora:
10:00 - 18:00
Custo:
€55 (+IVA)
Categorias de Evento:
,

Organizador

ZenSenses
Telefone:
916944381
Email:
formacao@zensenses.org
Site:
www.zensenses.org

Local

CDIJA
Avenida Natália Correia nº 51, 2º andar
Ponta Delgada, S. Miguel - Açores 9500-435 Portugal
+ Mapa do Google